17

Dia 17.
Holanda 2 - 1 México: O México a sentir na pele o peso de tentar (erradamente) gerir uma vitória de 1-0 frente à Holanda e a ver o resultado dar a volta quando já não havia nada a fazer. Pedro Proença implicado em algumas decisões duvidosas.
Costa Rica 1 - 1 Grécia: Costa Rica quase a aprender a mesma lição do México. Valeu-lhes alguma sorte e Navas, tanto durante o jogo como nas grandes penalidades. Um
 elogio especial para Joel Campbell que vinha de uma lesão já neste Mundial, levou porrada dos gregos o jogo todo, nunca choramingou e aguentou até ao fim sem desistir! Boa viagem para a Grécia, já tardava.

15+16

Dia 15.
Portugal 2 - 1 Gana: à imagem do país, é sempre tudo "too little, too late". Acabem com as fitas e com os Calimeros e um dia, quem sabe, possamos ser representados por uma selecção como deve ser (seleccionador incluído).
EUA 0 - 1 Alemanha: os norte-americanos cresceram com Klinsmann nestes últimos três anos e provaram que não podem ser menosprezados. Mas os alemães marcaram (apesar de quase em piloto automático) e passaram à fase seguinte.
Dia 16.
Brasil 1 - 1 Chile: chilenos a mostrar que a tão falada superioridade brasileira pode ser abalada. Sem corpo e criatividade para resolver o jogo nos 90, passámos a prolongamento e aí é que as pernas já não deram mesmo para mais (dos dois lados da barreira) e que remédio senão rendermo-nos ao drama das grandes penalidades... (que eu sempre odiei). Chile caiu, mas caiu de pé e a maioria não pode dizer o mesmo. Brasil sobrevive.
Colômbia 2 - 0 Uruguai: os uruguaios passaram os últimos dias a choramingar por Suarez (até o presidente...) e esqueceram-se que continuavam a ter de jogar e sem ele... Colômbia muito superior. Cuadrado, Ospina e, claro, James Rodriguez em grande. Muito curiosa para ver o Brasil-Colômbia e a torcer pelos Cafeteros.

14

Dia 14.
Bósnia 3 - 1 Irão / Nigéria 2 - 3 Argentina: ainda não consegui ver resumos... mas parece-me que bateu tudo certo.
Honduras 0 - 3 Suíça: Shaqiri a encher o pé com 3 golos, mas também, contra as Honduras...
Equador 0 - 0 França: Equador foi para casa, mas de cabeça erguida. A jogar com 10 desde o minuto 50 (em mais uma expulsão forçada), os equatorianos nunca desistiram e ainda atacaram várias vezes (apesar de não conseguirem finalizar). Parece que o "poderio e domínio" da França (como se fartou de dizer e repetir um comentador irritante da RTP) não lhes valeu de muito, se nem 1 golo conseguiram marcar a um Equador a jogar com 10 quase metade do jogo. Mas carreguem-nos mais ao colo que nós continuaremos cá para ver. Na foto o grande Dominguez que já se pode juntar a Ochoa na galeria dos protagonistas do maior número de defesas (e boas) deste Mundial.

13

Dia 13.
Costa Rica 0 - 0 Inglaterra: regra do Mundial... se a Itália joga seja contra seja quem for ao mesmo tempo em que está a acontecer outro jogo, não há olhos para mais ninguém, diria o meu trisavô materno de Bari, no tempo dele, por isso... 
Itália 0 - 1 Uruguai: Itália tentou jogar para o empate, é vero, o que foi um erro, também é vero, mas a expulsão de Marchisio com vermelho directo aos 59' foi forçada e a dentada de Suarez (a quem já davam um açaime pela reincidência!) a Chiellini só podia ter sido punida e em grande. Mas agora descobri que a alcunha do árbitro mexicano Marco Rodriguez é Drácula, por isso... Arrivederci Squadra Azurra.
Grécia 2 - 1 Costa do Marfim: digo e repito... a Grécia é uma equipa sonsa que lixa os outros sempre em alturas estratégicas (embora o 2º golo tenha sido uma grande penalidade ROUBADA (agora que consegui ver a repetição!). Uma vénia aos irmãos Kolo e Yaya Touré por jogarem de luto pelo seu irmão, falecido há 5 dias.
Japão 1 - 4 Colômbia: não consegui espreitar sequer :(

12

Dia 12.
Austrália 0 - 3 Espanha: os campeões do Mundo voltam para casa com apenas três golos "de honra", frente a um adversário longe de lhes poder fazer frente como deve ser. Fica na memória o bonito golo de Villa na despedida também do jogador da selecção.
Holanda 2 - 0 Chile: e a Holanda não teve medo do Chile. Mas também, quem tem Arjen "Speedy Gonzalez" Robben não precisa de se preocupar com certas coisas...
Camarões 1 - 4 Brasil: brasileiros a beneficiarem de ainda não terem jogado com uma equipa "a sério". Os Camarões são das equipas mais fracas deste Mundial, veremos como correm as coisas com outros adversários.
Croácia 1 - 3 México: os mexicanos a manter o nível neste jogo. Já da arbitragem não se pode dizer o mesmo. Um croata defende um remate à baliza na grande área com os braços e não se passa nada!
Avizinham-se jogos bem mais interessantes como o Brasil - Chile (dia 28) ou o Holanda - México (dia 29).

11

Dia 11.
Bélgica 1 - 0 Rússia: jogo desinteressante, sem remates, salvo raras excepções e bem fracas. Belgas armados em gregos, sonsos que deixam os ataques para o último minuto. Culpa maior para os russos, que supostamente têm mais equipa e se devem ter esquecido que vieram jogar ao Mundial...
Coreia do Sul 2 - 4 Argélia: ora este já foi um jogo para Mundial. Coreanos atropelados pelo ataque argelino durante a primeira parte, mas nunca desistiram. Grande penalidade por marcar a favor da Argélia.
EUA 2 - 2 Portugal: ter vantagem durante 59 mins e não assegurar uma vitória é... à português! Valeu-nos (as ínfimas hipóteses que ainda possamos ter), o passe de Ronaldo que finalmente percebeu que não vale a pena lá ir e a cabeça de Varela, mais uma vez no sítio certo! Enfim.

10

Dia 10. 
Argentina 1 - 0 Irão ou como dizia um comentador, Messi 1 - Irão 0... Argentina sem grandes momentos, muito abaixo da média (acho que Tévez faz falta), mas o Irão, apesar do esforço, a não conseguir concretizar também. Houve boas defesas dos dois lados. Árbitro não marcou uma grande penalidade a favor do Irão e já o tinha feito antes noutro jogo deste Mundial... Mas aplica-se a velha máxima de "quem não marca, sofre" e quando Messi se apanha a jeito, não há nada a fazer.
Alemanha 2 - 2 Gana: Gana a surpreender apenas os adeptos de futebol mais distraídos. Jogo muito disputado, alemães com dificuldade em parar o comboio africano. Klose entra com a missão de fazer aquilo que faz melhor: marcar. E consegue!
Nigéria 1 - 0 Bósnia: jogo duro, impróprio para "meninas"  Golo mal anulado, por fora de jogo não existente à Bósnia e com essa na memória, vai para casa... Se há coisa que o futebol não é, é justo, e com a arbitragem a ajudar, menos ainda. Numa nota final, parece-me que certas equipas arriscam pouco para quem não tem nada a perder nesta fase. Pessoal: perdido por 1, perdido por 1000!

9

Dia 9. 
Itália 0 - 1 Costa Rica: afinal os ingleses não tiveram sorte. Itália perdeu o jogo e por isso vão para casa... Pode ser que na próxima competição tenham equipa. Costa Rica batalhadora, mesmo depois de uma grande penalidade não marcada. Itália sempre meia adormecida! Pena ver Andrea "Sr. Classe" Pirlo, Buffon & Cª chegarem a isto, mas é assim mesmo. Sou só eu que "não vou à bola" com Thiago Motta? 
Suíça 2 - 5 França: não sei que bicho terá mordido à França para reagir assim, mas acaba por funcionar como vingança pessoal minha contra Senderos que há muitos anos me fez perder uma aposta marcando um golo aos 90mins, causando um empate. And I don't do empates! (Kudos para Benaglio por ter defendido a grande penalidade marcada por Benzema).
Honduras 1 - 2 Equador: jogo muito disputado, duas equipas com sangue na guelra. Correu melhor ao Equador que contou com Valencia para marcar duas vezes.

8

Dia 8. 
Colômbia 2 - 1 Costa do Marfim: primeira parte sem grande interesse. Segunda parte mais renhida, com a Colômbia em vantagem, sempre a tentar. Costa do Marfim sem grandes soluções, apenas Gervinho se aventurou até conseguir finalizar e dar à equipa o golo.
Uruguai 2 - 1 Inglaterra: bom jogo, cheio de bons lances, especialmente na segunda parte. O primo de Betty Feia a marcar 2 vezes e a resolver o jogo a favor dos uruguaios. Os ingleses sempre a fazer "too little too late". Hoje vão torcer pelos italianos. Deverão ter sorte.
Japão 0 - 0 Grécia: jogo morno. Japoneses incapazes de aproveitar a vantagem de estarem a jogar contra 10 (desde o minuto 38 com a saída de Katsouranis por acumulação de amarelos) e incapazes também de finalizar as suas jogadas. Gregos com alguns jogadores em boa forma, mas apenas isso.

7

Dia 7.
Austrália 2 - 3 Holanda: bom jogo dos australianos, mas a rapidez dos holandeses não permitiu que o resultado fosse outro... Fico com pena deles. Nunca desistiram, mas não concretizaram as suas tentativas e vão para casa.
Espanha 0 - Chile 2: Os campeões do Mundo saem do Brasil com duas derrotas vergonhosas. Penso que muito do que se passou teve a ver com as escolhas de El Bosque... Fica o mérito para os chilenos e um piscar de olho para Vargas pela frieza e discernimento naquele belo primeiro golo.
Camarões 0 - 4 Croácia: os croatas saem para intervalo a ganhar por 1 depois de aos 40 mins Pedro Proença se ter estreado no Mundial logo com uma expulsão (de Song)... Depois foi só aproveitar a desvantagem e discórdia entre os camaroneses (testemunhada por todos em pleno jogo quando dois colegas de equipa quase chegaram a vias de facto) e marcar mais 3...

6

Dia 6. 
Bélgica 2 - 1 Argélia: argelinos a marcar apenas de grande penalidade e a julgar pela reviravolta no resultado protagonizado pelos belgas em apenas 10 minutos (entre os 70 e os 80 mins), esta pode bem ser a selecção sensação da qual tenho vindo a ouvir falar...
Brasil 0 - 0 México: empate mais lisonjeador para o México do que para a equipa da casa, obviamente. Grande, grande Ochoa, hoje guardião imbatível da baliza mexicana. Nem Neymar, quanto mais! (Deve ter sido do cabelo LOL)
Rússia 1 - 1 Coreia do Sul: coreanos muito mais organizados e energéticos do que eu estava à espera. Os russos tiveram muitas dificuldades e nem o "Bieber russo" aka Kokorin lhes valeu. Capello pouco satisfeito. Empate injusto para os coreanos.

5

Dia 5. 
Alemanha 4 - 0 Portugal: não há muito a dizer... e não me venham falar da arbitragem! Pepe não se sabe comportar, Cristiano Ronaldo é um bebé chorão sem perfil para ser capitão de equipa e Rui Patrício precisa de ir de férias com Casillas. A jogar assim, e depois de ter visto o outro jogo do nosso grupo, será difícil avançar. 
Irão 0 - 0 Nigéria: primeiro empate a zeros do Mundial. Nigéria um pouco melhor, mas sem conseguir concretizar.
Gana 1 - 2 EUA: um bom jogo, competitivo. Os americanos marcaram o golo mais rápido deste Mundial, aos 30 segs, o que ajudou bastante. Os 3 anos de trabalho de Klinsmann com os States a dar frutos. O Gana conseguiu o empate merecido. Tem jogadores muito resistentes, que nunca desistiram. O golo da vitória dos americanos é frustrante, mas como se diz por aí, a bola é redonda... e quem não marca, sofre! Aplicam-se os dois. 

4

Dia 3 - parte II. Costa do Marfim 2 - 1 Japão: vi apenas os golos. Simpatizo com as duas equipas, mas apesar disso, gostava que fosse o Japão a seguir em frente. Grande golo de Honda! 
Dia 4. Suíça 2 - 1 Equador: peritos em estragar apostas ao pessoal, os suíços marcam sempre em alturas inconvenientes e, como tal, foram a perder por 1 para intervalo, mas voltaram cheios de pica e igualaram o resultado. (Ao menos desta vez Senderos não saiu do banco. (Private joke... sorry!)
França 3 - 0 Honduras: franceses sem grande coisa para mostrar e não fosse Palacios ter feito asneira ao acumular 2 amarelos e ser expulso ainda na primeira parte, o jogo poderia ter sido muito diferente...
Argentina 2 - 1 Bósnia: infelizmente não pude ver o jogo e também ainda não consegui apanhar um resumo, nem os melhores lances. 

3

Dia 3. Colômbia 3 - 0 Grécia: Colômbia a confirmar a minha teoria em relação aos gregos - só ganham quando apanham alguém menos equilibrado do outro lado ou quando marcam em alturas estratégicas, não dando tempo de resposta. Jogos de dia, (especialmente havendo sol), perdem sempre qualquer coisa...
Uruguai 1 - 3 Costa Rica: um jogo que se esperava combativo, aguerrido, mas que acabou por ser pouco interessante. Bons valores individuais na selecção uruguaia, mas como colectivo, hoje, não funcionaram. Na Costa Rica, destaque para Joel Campbell que deu nas vistas desde os primeiros minutos de jogo. O primeiro cartão vermelho do Mundial, para Maxi Pereira.
Inglaterra 1 - Itália 2: Duas das minhas selecções preferidas frente a frente. Sterling e Sturridge a mostrar que nem tudo está perdido na altura da despedida de figuras como Lampard e Gerrard, apesar da média de idades. Do outro lado Salvatore Sirigu a fazer o mesmo em relação a Buffon. Balotelli decisivo.
O Costa do Marfim - Japão fica para amanhã. 

2

Dia 2. Mais uma grande penalidade mal assinalada e dois golos mal anulados ao mesmo jogador! Muita "fruta" para uma competição que mal começou...  
México 1 - 0 Camarões: México determinado, sem se deixar desmoralizar por 2 golos mal anulados a Giovanni dos Santos... What are the odds?! Do outro lado, tanto os Camarões como Eto'o muito apagados...
Espanha 1 - 5 Holanda: espanhóis cheios de pica com a grande penalidade "roubada", mas não levou muito para perceberem que a Laranja Mecânica estava imparável. Robben e van Persie em grande, campeões do Mundo humilhados. Casillas devia ficar de folga no próximo jogo...
Chile 3 - 1 Austrália: "afinal a cerveja chilena que publicitava "Chile mete miedo" tinha mesmo razão!", pensaram com certeza os australianos LOL Cahill e Bresciano ainda em forma, mas a equipa no seu todo muito pouco coesa.

1

Here we go! Arranque do Mundial 2014. 
Brasil 3 - 1 Croácia: Brasil com a confiança típica de quem joga em casa, mas pouco fluído quando Neymar não estava por perto. Croácia fraca no ataque, mas firme, sem se deixar intimidar. Fomos todos testemunhas do primeiro roubo (descarado) da arbitragem a favor do Brasil. A ver quão mais levados ao colo serão.

Com grande (grande) pena minha não vou poder ver o Espanha-Holanda amanhã... Olé!