O fecho do Mundial

A final
Alemanha 1 - 0 Argentina: argentinos a guardar o seu "A game" para a final, apesar dos pés e cabeça tortos de Messi. Merecem destaque os esforços (sem fim) de Mascherano e (consistentes) de Higuaín. A certa altura já estava convencida de que a choradeira do Brasil tinha acabado por derreter a frieza alemã, mas finalmente apareceu um alemão que parecia um alemão a resolver o jogo: Götze. Foi uma selecção coesa, bem liderada por Lahm e com grandes jogadores. Numa nota final quero dizer que quem ganha ao Brasil por 7 em casa no Campeonato do Mundo só podia levar a taça E... Bola de Ouro para Messi?! C'mon!!!
Balanço do Mundial
Não foi o Mundial dos craques (nem CR, nem Messi, nem Neymar), nem dos golos espectaculares do meio da rua, nem das grandes fintas.
Foi o Mundial das equipas "menos cotadas", o Mundial dos guarda-redes, o Mundial das mentiras sobre as lesões, o Mundial da espuma (da barba ) por cima das botas dos jogadores!
Está feito. Obrigada a todos. Até ao próximo!

24

Dia 24.
Brasil 0 - 3 Holanda: Jogo em tudo semelhante aos da Liga Portuguesa de Futebol... arbitragem duvidosa, jogo feio, constantemente interrompido pelo apito e jogadores - dos dois lados - em espectaculares mergulhos para o relvado (em péssimas condições, diga-se de passagem). Espero que David "Sideshow Bob" Luiz não faça as mesmas figuras tristes da última vez... Termina hoje o reinado de Scolari, sem feitos dignos de registo no Mundial em casa (pelo menos pela positiva). Van Gaal também se despede, mas pelo menos pode subir ao pódio. Que raio fazia Neymar equipado no banco do Brasil?!

23

Dia 23. 
Holanda 3 - 4 Argentina: um jogo aborrecido de morte... Duas equipas que se anularam uma à outra durante todo o jogo, embora me pareça que até certo ponto a Argentina conseguiu anular mais a Holanda do que o contrário, já que não jogou o seu habitual, e isso reflectiu-se no resultado final. Mas foi uma Argentina com jogo feio e Messi e companhia apagados, sem inspiração. Só Mascherano passa à final com vontade. Do outro lado, Robben e restantes holandeses pouco determinados, sem soluções. Desta vez não houve truques com guarda-redes e o coitado do Cillessen acaba por ficar com esta história a pairar em cima da cabeça até à eternidade. Pelo andar da carruagem, no Domingo o comboio alemão traz a taça para a Europa ;)

22

Dia 22.
Brasil 1 - 7 Alemanha: costuma falar-se em "banho de bola", mas hoje foi mais dia de inundação! Este jogo foi a prova de tudo o que tenho vindo a dizer sobre Scolari e a selecção brasileira desde há muitos anos, resumido numa palavra, "overrated". E o que vi hoje foram 11 brasileiros convencidos e displicentes frente a 11 alemães super inteligentes a controlar o jogo a seu bel-prazer. Não há mais nada a dizer. Parabéns a Klose pelo recorde de golos marcados no Mundial 

20+21

Dia 20.
França 0 – 1 Alemanha: alemães frios e eficazes, como seria de esperar. Hummels a marcar aos 13mins e depois a França a confirmar o que sempre achei – não têm capacidade para mais. Voltam para casa e são mais uns que vão tarde.
Brasil 2 – 1 Colômbia: O jogo mais faltoso dos quartos de final com recorde de faltas para o Brasil (31) e dos jogos mais faltosos deste campeonato... Colômbia a tentar, mas sem soluções. Neymar saiu lesionado e não joga mais (uma vértebra fracturada). Resultou de uma jogada dura, mas ainda assim não intencional, na minha opinião e é uma pena que o Brasil tenha de continuar sem ele, mas... karma's a bitch.
Dia 21.
Argentina 1 – 0 Bélgica: partida demasiado frouxa... para não dizer chata mesmo! Aos belgas faltou sempre “um bocadinho assim” e os argentinos, apesar das fintas e passes bonitos, estiveram muito abaixo daquilo que são capazes... Não fosse Higuain teríamos todos morrido de aborrecimento  Lá foram os belgas recambiados para casa. Espero que Wilmots se mantenha por lá para continuarem a trabalhar e daqui a 2 anos terem uma equipa mais madura apurada para o Europeu.
Holanda 4 – 3 Costa Rica: jogo irritante como tudo! Costa Rica sempre só a aguentar o jogo, sem conseguir chegar à baliza holandesa e das raras vezes que conseguiu, não soube finalizar. E os holandeses com a baliza costa riquenha embruxada! Depois de 120 mins de frustrações e 13 foras de jogo (quase todos assinalados a Van Persie, que na minha opinião devia ter sido substituído), Van Gaal a substituir o guarda-redes para as grandes penalidades! Espero que tenha sido previamente combinado... Tim Krul a brilhar mais por má marcação de Ruiz e Umana (curiosamente dos melhores em campo do lado da Costa Rica) do que por mérito próprio.

19

Dia 19.
Argentina 1 - 0 Suíça: ouvi o relato mais do que vi o jogo e entretanto já consegui ver um resumo, mas fiquei com ideia de ter sido um grande e longo aborrecimento... Tirando algumas ocasiões para os argentinos marcarem, frustradas pelas boas defesas de Benaglio, não se viu nada de mais, até ao prolongamento. Passa a Argentina, não deixa de ser natural.
Bélgica 2 - 1 EUA: jogo equilibrado, mais do que aqueles que esperavam que os norte-americanos se espalhassem ao comprido desejariam... apesar de tudo, ninguém marcou até ao prolongamento. Depois do golo de Kevin "Tintin" de Bruyne marcar, Wilmots sacou da sua arma secreta... o poderio físico e rapidez de Lukaku, que marcou o 2-1 ao seu colega no campeonato inglês, Tim Howard... Este foi mais um dia de guarda-redes com Howard e Benaglio a brilharem para a posteridade. Nas meias finais gostava de ver um Colômbia-Alemanha e um Holanda-Bélgica :)

18

Dia 18.
França 2 - 0 Nigéria + Alemanha 2 - 1 Argélia: últimas duas equipas africanas afastadas. Franceses e alemães a deixarem para o final a concretização das (várias) tentativas que foram fazendo ao longo dos jogos de hoje. Alemanha abaixo das suas capacidades, apesar de tudo. No França vs Alemanha torcerei pelos alemães.